É vergonhoso morar tão perto e nunca ter ido a Paraty, mas já estou com vontade de passear por lá há um tempinho e até hoje ainda não programei nada. Quem sabe não é agora que começo a planejar?
Vamos conhecer um pouquinho mais de Paraty e suas belezas, tanto as naturais quanto as construções que são mantidas desde a sua fundação?
A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente.
No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, constantes investidas de piratas que se refugiavam em praias como Trindade, fizeram com que a rota do ouro fosse mudada, levando a cidade a um grande isolamento econômico.
Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha,e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de '70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais.
Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar.
Fonte: http://www.paraty.com.br
Também separei algumas fotos do Centro Histórico e das praias de Paraty e de Trindade, são belíssimas!
Acho que vou começar a planejar o meu... carnaval?
2 comentários:
Aaain, meu sonho é conhecer Paraty!
Um dia, se Deus quiser ... :)
So beautiful and colorful, love this post!
Ocean Wind
Postar um comentário