7 de janeiro de 2012

Próxima parada: Paraty RJ

É vergonhoso morar tão perto e nunca ter ido a Paraty, mas já estou com vontade de passear por lá há um tempinho e até hoje ainda não programei nada. Quem sabe não é agora que começo a planejar?

Vamos conhecer um pouquinho mais de Paraty e suas belezas, tanto as naturais quanto as construções que são mantidas desde a sua fundação? 


A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente.

No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, constantes investidas de piratas que se refugiavam em praias como Trindade, fizeram com que a rota do ouro fosse mudada, levando a cidade a um grande isolamento econômico.

Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha,e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de '70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais.

Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar





Também separei algumas fotos do Centro Histórico e das praias de Paraty e de Trindade, são belíssimas!             



Tarituba - Paraty

Cachadaço - Trindade
Praia Brava- Trindade
E aí? Se animam para um passeio?
Acho que vou começar a planejar o meu... carnaval? 


2 comentários:

Júlia Fontoura disse...

Aaain, meu sonho é conhecer Paraty!
Um dia, se Deus quiser ... :)

OceanWind disse...

So beautiful and colorful, love this post!

Ocean Wind