5 de janeiro de 2014

Enxoval: Toalha de mesa!

Voltei gente! E agora darei dicas para enxoval, já que estou começando a montar o meu...! rs
Já ganhei algumas coisas, mas toalha de mesa ainda não tenho, então estou começando a procurar, e encontrei no site da Americanas essas dicas para toalha de mesa que achei super legal e decidi compartilhar com vocês!

Claro que depois das dicas aparecerão algumas fotos de mesas que achei bonitas, pra inspirar não só pra toalhas, mas pras mesas e cadeiras também!

Espero que gostem!


Qual  é a toalha de mesa ideal?
Formato da mesa, tamanho, quanto tecido deixar caído aos lados, tipo de toalha que combina com a decoração da casa, toalhas para datas especiais, são tantos pontos a pensar ao escolher uma toalha de mesa que nem parece algo tão simples, mas é só pensar comparar a sua mesa, seu tamanho e o seu estilo, com os detalhes da toalha, como tamanho, cor, estampa, bordados, que fica fácil escolher a toalha ideal.

Tamanho da toalha de mesa

Para saber o tamanho da toalha de mesa necessária para a sua cozinha, é preciso medir a mesa. Para mesas quadradas e retangulares, some aos lados a barra ou caimento, por exemplo, se a sua mesa tem 137 x 188 cm, a toalha terá que ter as medidas de 178 x 230 cm, ou seja, com cerca de 20 cm de cada lado de caimento: 178-137 = 41 cm; 41/2 = 20,5 cm de barra em cada lado. Se a mesa é redonda, é preciso calcular o diâmetro da mesa. Identifique onde é o centro da mesa e meça até a borda. Multiplique esse valor por dois, já que você precisa da medida de um lado ao outro, e some o tamanho de barra que você deseja. Ou seja: se a partir do centro até a borda tiver 68,5 cm, multiplicando por 2 é igual à 137 cm de diâmetro. Somando a borda de 23 cm, temos a toalha de 160 cm, uma das medidas mais comuns para mesas redondas.
Toalha de mesa redonda

Quanto deixar de caimento?

Geralmente a barra deixada para os lados da mesa deve ter de 20 cm a 30 cm. Quando o caimento está curto demais a mesa aparece e quando está comprida demais, como por exemplo, até o chão, há de risco de tropeçar na toalha, ou até mesmo colocar os pés das cadeiras em cima da sua toalha e estraga-la.

Cores e estampas da toalha de mesa

A toalha de mesa pode mudar completamente ou complementar a decoração da sua cozinha ou sala de jantar. Para escolher a certa procure as que tenham tons que já estão presentes no seu cômodo, ou então que combinem com as cores da decoração. Outra dica é que se a sua louça for estampada, procure usa toalhas lisas ou com poucos detalhes, mas se ela for lisa, uma toalha estampada ou de cor forte fica muito bem. Para ocasiões mais formais ou finas, invista em tecidos como o jacquard, ou toalhas rendadas.


E aí? Super explicadinho né? Vamos babar nas mesas agora? :) E já vou deixar inspiração pro próximo post também... jogos de pratos, copos, faqueiros e bibelôs que amamos e precisamos mais que tudo! kkkkk



























Um comentário:

Jéssica Labre disse...

Estou babando nas salas, cada uma mais linda que a outra!