21 de janeiro de 2014

Enxoval: Jogo de Lençol

Hoje o assunto é lençol. E parece uma coisa tão fácil, mas não é tanto como imaginamos! Existem muitos tipos de lençol, de malha, de microfibra, de algodão... E com as pesquisas que fiz acho que posso concluir que o lençol de algodão é o grande campeão de conforto!

Fui comprar jogos de lençol para mim com minha mãe, e compramos 2 jogos da Santista, que claro não é dos melhores, mas é 100% algodão e 150 fios, além de ter um preço bastante razoável. (Custa em média 60 reais cada jogo, que vem com 2 lençóis, sendo 1 com elástico, e 2 fronhas).

Mas como assim 150 fios? O que é isso?
"A quantidade de fios é um ponto chave para a qualidade de lençóis, fronhas e colchas, assim como para justificar a diferença de preços no mercado, como explica Rodolfo Trussardi. “Quanto mais fios, mais gostoso e sedoso”, afirma. Ele diz que, quando se fala em 300 fios, por exemplo, significa que tem essa quantidade dentro de cada polegada quadrada. Ressalta, ainda, que há diferenças entre tecidos com o mesmo volume de fios, porque a origem influencia.
O fio egípcio, de 350 a 1.400 fios, é o mais valorizado algodão, diz Trussardi. Possui fibras mais longas, o que oferece um acabamento de alta qualidade e toque macio. “É puro, sem sujeiras”, comenta. O valor que se paga é proporcional à qualidade, por conta de todo aconchego, toque acetinado, brilho e maciez que oferece. Um jogo de lençol de 400 fios (algodão egípcio, fibras longas selecionadas e penteadas) pode chegar a R$ 800, cita o relações públicas da MMartan, Armando Casulli.  “Para um modo de vida mais econômico e igualmente confortável, recomendamos o uso de tecido 100% algodão sempre.”, destaca. "
Viu só? Ser 100% algodão já é o suficiente, porque o que ouço da minha mãe é que os lençóis de malha depois de algumas lavagens ficam cheios de bolinha, e isso "pinica" a gente né? E os lençóis de microfibra minha mãe diz que esquentam muito e não são macios, então também podem acabar incomodando.
A estampa do lençol
Já a estampa pode ser a do seu gosto: geométrica, floral, listrada... existem muitos padrões, apesar dos florais serem os mais comuns. Vamos ver algumas fotos?



























Lembrando que para alguns jogos de lençol, existem edredons da mesma estampa, mas nem todos tem o edredom para combinar. O edredom com as capas de travesseiro (que são mais espessas que as fronhas, e servem para enfeitar a cama) já são outro jogo, e custam os mais variados preços. Existem alguns jogos com 7 peças: 2 lençóis, sendo 1 com elástico, 2 fronhas, 1 edredom e 2 capas de travesseiro, mas normalmente esses jogos são de microfibra, então não é aconselhável comprar.
Ps: O edredom pode ser de microfibra pois o intuito é esquentar mesmo, e você pode usar com um lençol de algodão por baixo para cobrir também, pois assim terá a maciez do algodão.
A loja Zelo está liquidando e tem muita coisa bonita com preço bom. Acho válido dar uma olhadinha nas mantas acrílicas e nos edredons que estão com preço muito bom mesmo!

Espero que tenham gostado do post! 

Um comentário:

Margarida disse...

Boa noite. gostava de saber onde posso adquirir o edredon percar 200 fios?
Grata pela atenção