16 de novembro de 2011

Dry Wall - o que é o que é?

Para quem não sabe do que se trata, o Dry Wall é o que os engenheiros estão usando para a construção das áreas internas de apartamentos (desde que não sejam estruturais).
É isso mesmo, o dry wall está substituindo as paredes de alvenaria (lê-se: tijolo e cimento!), e ele é composto de uma estrutura de aço com placas de gesso revestidas de papel-cartão.

foto: rdry.com.br
"Mas isso parece ser muito frágil"
Este sistema é recomendável apenas para áreas internas; como a estrutura de casas e apartamentos estão nas vigas, pilatras e fundação, não há perigo de "quebrar" ou "não suportar o peso", pois a área interna abrange somente a divisão de ambientes. 

Apesar de parecer frágil, não há somente um tipo de estrutura de Dry Wall. Para cada ambiente, o engenheiro ou arquiteto responsável indicará um dos tipos. Existem estruturas duplas ou simples, com ou sem isolamento acústico e também com reforço para suportar ármarios pendurados, umidade ou até mesmo proteção contra fogo.

A cor do papel-cartão na placa de Dry Wall é o que determina o seu uso em cada ambiente. 
Vamos conhecer essas cores?


O Dry Wall também é aliado da sustentabilidade, tantos as placas de gesso, quanto as estruturas em aço são 100% reaproveitáveis, além disso o gesso (mineral gipsita) não gera resíduos tóxicos.

Espero que tenham gostado dessa introdução, qualquer dúvida não deixem de perguntar nos comentários. :)

No próximo post veremos as vantagens e alguns exemplos de como utilizar o Dry Wall.
Beijnhos e até lá!


Fonte: Dry Wall Sem Segredos - Editora Abril

2 comentários:

Abel disse...

Interessante. E quando você vai olhar, depois de pronto, nem parece que é esse tal Dry Wal..

Juliana Novaes Franco disse...

Hmmm então isso que é Dry Wall HAHAHA nunca soube o que era, mas enfim... é bem legal mesmo :) e parece mais prático e "eficiente" (digamos assim), o único problema é a questão do barulho!
Mesmo tendo a proteção acústica eu, sinceramente, não acredito que isole o barulho como as paredes de tijolo e cimento, até porque essas estruturas são muito finas... E realmente, eu não sei diferenciar dry wall de uma parede normal só olhando Oo' o efeito é o mesmo (falei bagarai ueaioueaiçoea) Beijos :*