18 de outubro de 2011

A geometria de Escher

Talvez já esteja um pouco batido pra alguns, mas sei que para outros é sempre incrível falar de Escher e comentar os desenhos repletos de ilusões de ótica perfeitos que ele utiliza em suas criações.

Tão incrível que a exposição que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro foi um sucesso! Ela está agora no CCBB no Distrito Federal, até o dia 26 de dezembro. Vale muito a pena visitar!

Escher foi material de estudo durante minha faculdade, lembro de professores, principalmente de Geometria, comentando sobre os desenhos que em sua maioria representam construções impossíveis e exploram o infinito e as metamorfoses. (transformações entre figuras, geométricas ou não, distintas).

Algumas ilustrações de Escher que utilizam tantos os efeitos ilusórios para construções, a metamorfose e a exploração do infinito (observe a ilustração onde uma mão está desenhando a outra... qual das duas é o desenho, qual delas é a realidade, qual começou...)



Adoro principalmente as figuras que criam efeitos de ilusão de ótica nas construções. Acho incrível como nosso olhar se deixa levar pela falta da terceira dimensão nos desenhos. A geometria é e sempre será minha parte preferida da matemática, com ela conseguimos entender o mundo onde vivemos, conseguimos ver exatamente como as coisas são criadas e construídas. Imagine um mundo sem a geometria... você não poderia nem começar a imaginar, pois tudo à sua volta é geometria... começando por nós mesmos e a simetria perfeita em nosso corpo!

Mas a simetria fica pra próxima! :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Fico abismado com tamanha visão.

Amanda Costa disse...

Adoro as estas obras! Fui na expo do CCBB e fiquei encantada!